EMEDIO

EMEDIO

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

João Pedro Roriz - Brilhando ...

LITERATURA VIVA 2012 PROMOVE PALESTRA DE JOÃO PEDRO RORIZ PARA JOVENS E ADULTOS NO SESI VILA LEOPOLDINA E COTIA



Por Assessoria de Imprensa



O Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI SP) promove desde 2011 o projeto “Literatura Viva”, com o objetivo de aproximar os alunos da Rede SESI de seus autores favoritos. O escritor João Pedro Roriz participa do projeto pelo segundo ano consecutivo e, no mês de agosto, foi escalado para fazer palestras dramatizadas para os alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).


- Tem sido uma experiência maravilhosa, pois trata-se de um público animado e extremamente receptivo – disse o autor.




Nos dias 21 e 22 de setembro, João Pedro apresentou a palestra “Aspectos da Cultura Popular” nas unidades Vila Leopoldina e Osasco. A atividade contou com stand up de humor, slides divertidos e contação de histórias.


A arte-educadora Malu Solimeo realiza nessa palestra um momento de humor e interação com a plateia. Quando o palestrante aborda a importância da “resiliência” para o bem estar social e profissional dos alunos, a atriz com dez anos de experiência em teatro-empresa e teatro-escola, interrompe a palestra vestida de faxineira e começa a limpar o ambiente. É nesse momento que o público precisa colocar em prática tudo o que aprendeu para convencê-la a parar com a faxina e ir embora.



 As pessoas têm três chances de me convencer a sair da sala para que a palestra possa continuar – diverte-se a atriz. – Enquanto as pessoas não embarcarem na proposta e não convencerem a minha personagem da maneira correta, eu não saio de cena.




http://www.joaopedrororiz.com.br



A palestra conta ainda com a participação do arte-educador Victor Meirelles que, durante a contação de história ilustra aspectos da cultura popular realizando passos de capoeira e vivendo personagens bem humorados.



– Tem sido muito bom contar as histórias escritas pelo Roriz e participar dessa grande festa em prol do folclore e da literatura – comemora o ator.



Nos dias 23 e 24 de agosto de 2012, João Pedro Roriz e seu grupo se apresentarão nas unidades do SESI de Santana do Parnaíba e de Cotia respectivamente. No sábado, dia 25 de agosto, o grupo apresenta o espetáculo de contação de histórias “Sobocó do Brejo – a cidade dos contos” no SESC São Gonçalo (RJ). O escritor voltará a palestrar em unidades do SESI, no projeto “Literatura Viva” em setembro de 2012, quando falará para crianças e adolescentes.


ACESSE O NOSSO SITE!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Twitter da Coordenação - Novos Posts


Tweets

Sugestões do Coordenador !!


Maria Bethânia - Poetas Populares / Filosofia Pura / Yáyá Massemba:   via 
Maria Bethânia declama Fernando Pessoa e cantando O doce mistério da vida:   via 

Twitter da Coordenação - Novidades !!!


Acompanhe as novidades pelo twitter da Coordenação


SuperDica: Gramática


'Terror' da gramática, crase atormenta estudantes e ganha rock didático

Equipes do G1 fotografaram erros de crase em placas publicitárias.
Confira dicas e livre-se das dúvidas na hora de usar a crase.


Terror dos estudantes e candidatos de concursos, carma dos professores, a crase é capaz de causar dúvidas até entre aqueles que são craques nas regras da gramática. Simbolizada por um acento grave sobre letra 'a', a crase requer algumas regras importantes. Para não errar, vale usar truques que variam de uma simples decoreba até uma música com frases rimadas que ajuda a assimilar melhor tais dilemas.
Pensando na complexidade do tema, a banda Sujeito Simples, de Curitiba (PR), que desde 2007 tenta difundir no Brasil o estilo musical chamado de rock educativo, lançou duas músicas sobre o uso da crase no segundo disco da carreira.
“A crase é proibida na ligação de palavras repetidas. A crase é proibida diante de palavras masculinas. A crase é proibida diante de verbos. A crase é proibida diante dos pronomes relativos", diz a letra. Todas as músicas da banda têm relação com elementos da língua portuguesa, são composições próprias e não são paródias. O material é muito procurado por professores que utilizam o trabalho da banda para auxiliá-los em sala de aula. "Como o assunto é bem extenso, dividimos em duas músicas. Sabemos que a crase é um problema, gera muitas dúvidas, por isso é um assunto bem procurado", afirma a baixista da banda, Jéssica Steil, de 21 anos.
O G1 foi às ruas de algumas capitais brasileiras e colheu exemplos positivos e negativos do uso da crase em cartazes, faixas, outdoors e até em placas de sinalização de ruas .
Para saber mais acesse: